Desabafos - Profissão Mãe ou "a mulher coitadinha que ficou em casa a cuidar dos filhos!" #1

19 de outubro de 2011

Quando era pequenina achava que na "Profissão Mãe" não se fazia nada, a mãe ficava (imagine-se), a tomar conta da criança, tratava da casa e do marido.

Para além de achar um completo disparate, na minha precoce idade de 12 anos era uma feminista convicta. E dizia aos gritos para a minha mãe "Eu cá não vou ficar em casa, quero um emprego, uma vida", olhando agora para trás, foi uma escolha da minha mãe, e que mal afinal de contas tem, ficar em casa a cuidar dos filhos? Quando hoje em dia as mulheres podem perfeitamente trabalhar em casa.
As mulheres lutaram muito para poderem votar, ter uma carreira e um emprego...terem as mesmas condições que os homens.
Mas cada pessoa, escolhe o seu caminho e não deveríamos nunca de a julgar ou fazer pensar que neste caso ser Mãe a tempo inteiro é algo de muito mau, desinteressante ou até mesmo para pessoas quadradas.
Por isso hoje em dia quando digo, sou Mãe, trabalho em casa na internet (tenho lojas e Portais), as pessoas fazem um olhar de pena, de preconceito, "oh coitada" tá em casa a tomar conta dos miúdos.
Ou melhor, grande vida sem nada para fazer!!
Mas não foi sempre assim, esse preconceito no inicio também me corroeu a alma, pensei se não estaria a abdicar de fazer outras coisas realmente importantes para ficar em casa com os miúdos. Mas percebi que podia também trabalhar em casa. E que já tinha feito muita coisa na vida  e outras podiam ser adiadas.
E trabalhar em casa é duro...não falo de passar a ferro, lavar loiças, tratar de hortas, ou do pequeno zoo.
Falo de conciliar o emprego que temos como Mãe :), a nossa "outra" profissão que nos permite viver e ao mesmo tempo tratar de tudo. Não temos horários...os miúdos não conseguem distinguir entre "agora é trabalho" ou "agora é brincadeira".
E acima de tudo somos nós que temos de sentir que temos valor, que fazemos várias coisas que valem a pena. Não espere nada dos outros...para os outros somos as coitadinhas que ficaram em casa por causa dos miúdos e estamos ali a coçar a micose.

Comments

  1. Olá, concordo a 100%, eu neste momento trabalho fora de casa mas o projecto num futuro muito próximo é ficar em casa com as 2 filhas que já tenho e outros que possam vir :)cada vez que falo nisso a cara das pessoas é sempre...boa vidinha!! N percebem que é bem mais duro o estar em casa do que trabalhar num escritório, tive essa experiência na licença de maternidade onde fiquei com um bebe de 1 ano e um recém nascido...qd voltei ao trabalho parecia q estava no céu...mas a angustia de n acompanhar é muita e dai a decisão de SER MÃE!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já posso comentar :)Tive um problema com os comentários mas está resolvido...
      É duro trabalhar em casa pq exige muito método e é mt coisa para ser feita ao mesmo tempo...

      Eliminar
  2. Já agora o meu nome é Helena...n sei pq é que não aparece o nome. Sou uma das sócias da Lanterna Amarela!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Helena e fique por aqui :)
      Explique mais sobre os eu projecto da Lanterna Amarela :)

      Eliminar
  3. Olá, o meu nome é Ana e também sou uma Mãe a tempo inteiro. Não foi uma decisão premeditada, mas acabou por acontecer quando fiquei sem trabalho. Não foi fácil no início, senti-me muito sózinha e olhada de lado por toda a gente, incluindo família. Agora, ao fim de 1 ano e meio com a minha filha finalmente consigo tirar proveito de estar sempre com ela. Os olhares e comentários continuam, eu é que não me ralo.
    Gostava de conciliar com alguma actividade a partir de casa, mas até agora não consegui nada.
    Sou feliz porque venho a minha filha crescer todos os dias e sou eu que estou a dar-lhe a educação que quero que ela tenha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mais importante Ana é ser feliz...não se rale, com os outros...e entretanto já tem algum projecto em mente?
      Bjinho

      Eliminar
  4. Amei esse blog, me ajudou muito. Ser mãe não é pra qualquer um, tem que ter talento tem que gostar em primeiro lugar. Eu escolhi ser mãe e não me arrependo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu :)
      Gostei muito do seu comentário :)
      Bjs e Felicidades

      Eliminar

Desabafe o que lhe vai na Alma!