Notícias WTF# 1 Os percevejos estão de volta. Surtos aumentaram

12 de setembro de 2012

Já tinha esta crónica no Facebook mas resolvi tb escrever aqui.
É aquela notícia que roça o triste, insólito e quiça a loucura no Mundo...mas informa...chama-se WTF...que quer dizer vocês sabem...:)


Que nojo...parece que já estou a ouvir as mamãs...mas é verdade a notícia que coloco aqui é de 2010
Eu só ouvi essa palavra na boca da minha avó!!! Percevejos

"Os percevejos estão de volta. Surtos aumentaram 
É uma epidemia com contornos de paranóia, ou o contrário, ao ponto de uma empresa de capas para colchões e almofadas de Illinois ter convocado para hoje uma sessão de esclarecimento no Twitter (pelas 19 horas portuguesas, em twitter.com/protect_a_bed). Os bedbugs, na cinematográfica língua inglesa, ou percevejos-de-cama (Cimex lectularius), estão de volta depois de uma quase erradicação nos anos 50 com a introdução do DDT, entretanto banido. 

Especialistas em biocidas reunidos esta semana em Madrid, no congresso Expocida 2010, falam de um aumento de 50% nos surtos de percevejos. Em Portugal, não há indícios de epidemia, disse ao i o entomólogo da Universidade de Lisboa José Alberto Quartau, mas as empresas de desinfestação admitem um aumento nos serviços desde o início do ano. 

Pedro André, comercial da PSQ, dá conta de dois a três serviços de desinfestação por mês, o dobro em relação ao ano passado. "Falta de asseio" parece-lhe ser a principal razão, mas relaciona os pedidos sobretudo com a evolução dos pesticidas: "Dantes aplicávamos um produto que servia para todos os insectos rastejantes, hoje vai-se caso a caso." 

Os Estados Unidos parecem ter sido o epicentro da epidemia, que por enquanto é apenas força de expressão - a Organização Mundial de Saúde não fez qualquer actualização no dossiê percevejos. 

Desde o ano passado lojas como a Nike ou a Victoria''s Secret já tiveram de fechar as portas durante algumas horas para desinfestação. Em Portugal os casos são esporádicos: o último, no início de Outubro, levou ao encerramento de um albergue do Caminho de Santiago em Rubiães, Paredes de Coura. 

Maior resistência a insecticidas e alterações climáticas são contudo algumas das explicações para o regresso da praga. Para José Alberto Quartau, o aumento da resistência é "generalizado" em todos os insectos, devido à exposição a insecticidas. Outro factor possível, e que provoca alguma estranheza, é a deslocação destes insectos entre países: "À partida são insectos de ninho, que não circulam com os hospedeiros", diz. A explicação mais plausível para o regresso da praga, acrescente-se incómoda mas inofensiva, parece-lhe ser o descuido na higiene: "Quem é que hoje ainda faz limpezas gerais todos os fins-de-semana?", desafia o especialista."

 Se procurar no Brasil ou nos USA mais precisamente em Nova York ...aí está a ocorrer o surto.
Mas pelos vistos ng fala dele este ano...e o surto continua...espera encontrei um que fala!!!!

Sei disso pq aparentemente uma amiga trouxe para casa essa prenda que dormia com ela e o marido...primeiro na cama, depois por toda a parte...

Tb sei de um caso relâmpago na instituição na Casa Pia este ano...por isso prepare-se...como se não bastassem os piolhos...apresento os PERCEVEJOS.

Veja aqui nos outros anos...

E agora este ano
A Praga dos Bedbugs
O manual de combate 

Fique atenta, apenas isso...






Comments

Desabafe o que lhe vai na Alma!