Heróis da Fruta em Mação

17 de dezembro de 2013

Não arranjei o cartaz deste ano desculpem!
A escola dos meus miúcos foi uma das escolhidas para a realização do Projecto Heróis da Fruta: lanche escolar saudável.


A tarefa de um modo geral parecia-me complicada ..."incentivar hábitos alimentares mais saudáveis nas crianças, como o consumo de fruta, é o mote do projecto "Heróis da Fruta". Uma acção que a Câmara Municipal de Mação integra, oferecendo fruta gratuitamente durante três semanas ao Jardim-de-Infância e EB1 de Mação. 

A Câmara Municipal de Mação participa, pela primeira vez, no projecto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”. Uma iniciativa da APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil que tem como objectivo incentivar e reforçar o consumo diário de fruta no lanche escolar, promovendo hábitos alimentares mais saudáveis, prevenindo a obesidade e outras doenças associadas, não só na escola, mas também em casa.

Em Mação, a Autarquia está a levar a cabo esta acção, através do Serviço de Acção Social, tendo como público-alvo, nesta primeira participação, as crianças do Jardim-de-Infância e EB1 de Mação, podendo ser alargado aos restantes estabelecimentos de ensino do Concelho nas próximas edições. Assim, durante mais de três de semanas (17 de Outubro a 8 de Novembro) a Câmara Municipal oferece fruta variada e da época aos pequenos no período do lanche.

Este projecto nacional divide-se em três fases: a primeira, que decorre nas escolas até Janeiro. Durante estas 12 semanas escolares, através de meios diversos, como fichas de trabalho, jogos educativos, planos de aulas e até sugestões de visitas de estudo, os professores fornecem modelos de comportamentos saudáveis aos alunos.
Numa segunda etapa, entre Fevereiro e Março do próximo ano, a motivação será reforçada com uma competição nacional. As crianças, a partir do que aprenderam, vão criar um “Hino da Fruta” por turma ou escola com o objetivo de difundir a mensagem sobre a importância de comer fruta todos os dias e, posteriormente, partilhá-lo com as suas famílias e comunidades locais, convidando os adultos a ouvir e votar. No final do programa, entre Abril e Junho de 2014, serão atribuídos os prémios.

Todas as crianças recebem um “Diploma” que lhes garante o título de “Heróis da Fruta” e que implica um compromisso adicional: continuar a comer fruta todos os dias, não apenas na escola, mas também em casa.

Refira-se que todas as escolas premiadas no desafio “ Hino da Fruta” recebem a visita da APCOI com a “Festa dos Super Heróis da Fruta”, que inclui uma peça de teatro-interactiva para comemorar a importância que estes alimentos têm para a saúde das crianças, entre outras surpresas.”

A organização do projecto “Heróis da Fruta” deu já a conhecer, junto dos diversos parceiros, o papel da Câmara Municipal de Mação nesta iniciativa: “Aproveitamos para partilhar com todos os responsáveis a fantástica notícia que nos chegou: durante as primeiras três semanas do programa motivacional «Heróis da Fruta», a Câmara Municipal de Mação tem estado a distribuir fruta de forma gratuita" às crianças dos estabelecimentos de ensino. "Esta iniciativa louvável mostra o envolvimento da câmara municipal no projecto e esperamos que possa contagiar outras autarquias parceiras, inspirando acções semelhantes para melhorar a saúde das suas populações”.

Os meus filhos gostam mais de sopa e salada do que fruta(culpa minha que tb a consumo pouco) por isso pensei que mudar o hábito deles era complicado.
Só gostam de morangos, laranjas (em sumo), maçã e pêra.

Este projecto serviu para que gostassem novamente de bananas...e que comessem mesmo 3 a 4 peças por dia.

Por isso Well done Heróis da Fruta!!



Comments

Desabafe o que lhe vai na Alma!