A culpa das Praxes...a culpa de tudo...é sempre dos Outros!

30 de janeiro de 2014



Vocês não vão gostar deste post e temo mesmo que não tenha conseguido passar a mensagem que desejava.
Porque ninguém gosta que se aponte os dedos a quem nos criou...
Porque estou a ver isto com outros olhos...peço que vejam também...


Como é certo e sabido é preciso que a coisa dê para o torto para ser falada...certo?
Pior se a coisa não tivesse dado para o torto...as praxes deviam ser na cabeça de toda a gente uma coisa gira e natural de se aceitar...
Para serem tomadas medidas!!!
Para ver partidos a aproveitarem-se disso...
E a culpa essa ou morre solteira ou então ...bem arranja-se um bode expiatório...
Leio cartas abertas a dux lindas, linchamentos públicos a tudo e todos, até já ouvi virem falar de coisas tipo assim meio nazis e totalitárias nesta coisa da praxe.
Mas ainda não vi ninguém apontar o dedo a quem penso que também tenha muita culpa no cartório...


Mas permitam-me lá que também opine e vos chame a atenção para outras coisas lindas...e se a culpa das praxes fosse nossa também.
Nós pais e mães.
Sim não coloquem o rabinho de fora!
Quantas mães e pais andam para aí inchados com filhos que têm 30 ou 40 anos e são os "Dux"?
Inchados porque parte das associações académicas?
Ou das Tunas?
Quantos pais ou não falam ou têm assuntos Tabu para os filhos?

Afinal o que sabem os pais sobre as praxes?


Vamos voltar atrás no tempo...
Qual o discurso dos nossos pais?
 Vai para a faculdade seres doutor e tal...ou então tens que ser o melhor...(não interessando como se lá chega!!!)
Melhor ainda...não tentes mudar o Mundo!!!Quando começamos a questionar...
(para mim é básico segue a carneirada)

Voltando ao Presente...
Enquanto existir meia dúzia de gente parva (Yes Man) a praxe e tudo o resto vai existir, porque é bem ser Dux, porque tudo se resumo a ter poder sobre os outros...os "senhores do pequeno mundo lá deles" com gente que os idolatra e quer ser como eles.
Basicamente a maiorias vão sempre vencer sobre as minorias (e não falo num sentido politico).
Falo em miúdos que vão sempre querer seguir o que é imposto, o que é impingido, sem questionar...sempre abanar o rabiosque e nós pais a passar a mão na cabeça todos orgulhosos e inchados...

Todos não...atenção...
Gostava de pensar que estou a fazer um bom trabalho, mas não sei...

Por isso a minha mensagem é esta...
A culpa não é só das praxes(como são feitas), ou dos Dux(com status de semi-Deus), das faculdades, dos reitores e dos professores que alinham "na onda".
A culpa é também daqueles 6 rapazes que iam fazer a vida negra a outros porque ia ser fixe, por causa do status de seres mais importantes que os outros na faculdade, porque seguiram a carneirada...
E dos pais...sim ouviram bem dos "coitados" dos pais...

Por isso Pais e Mães a nossa responsabilidade é educar filhos que se questionem, que não se tornem  carneirada (Yes Man)...que estejamos presentes e sempre com muito diálogo(o mais possível).
Explicando que nem tudo o que nos é imposto devemos aceitar, que existem coisas boas e más que nos podem prejudicar a nós e principalmente os outros.

Para não acabarmos num telejornal qualquer, num dia qualquer...a sermos noticia por algo que não nos dignifica a nós, nem à nossa família!


Comments

  1. Olá, gostei muito deste texto, talvez porque seja das mãe que já se vêm perante coisas semelhantes, mãe de uma adolescente com tendência de "maria vai com as outras" e tenho coragem de admitir isto, o que por si só já vai sendo meio caminho andado para modificar alguma coisa, sim porque não querer ver é simplesmente um acto de cegueira de que nós pais às vezes sofremos.
    Perante um grupo de adolescentes que querem ser os maiores, que podem sempre sair da escola e ir comprar "cenas" (cenas quê? pergunto eu...) que acham que podem usar termos como "se não fores és cortes" e claro a pressão é tanta, que das duas uma, ou os nossos filhos são fortes ou deixam-se ir... sim isto aos 13/14 anos já é assim... com 14 anos já se vêm miúdos alcoolizados aos domingos de madrugada pelas ruas, e perguntas tu se os pais não têm culpa, pois se calhar têm mesmo.
    então e quando nos vemos confrontados com esta nova doença de "ou fazes" ou não existes o que é que nós pais fazemos? Ai tenho pensado e debatido, conversado, explicado, dado exemplos positivos e negativos e cheguei à conclusão de que precisava de ajuda e recorri ao Gabinete de apoio aos pais, alunos e professores, onde encontrei uma enfermeira especializada em questões da adolescência e que pode ajudar quem lá quiser ir. O balanço tem sido positivo, afinal já não somos só nós os pais a insistir nestas coisas está lá alguém "de fora" que também diz que os amigos não fazem chantagem.
    E assim espero sinceramente evitar aparecer num telejornal qualquer... (sorry estiquei-me)

    ResponderEliminar
  2. Como sempre um excelente texto, partilho da sua opinião!

    Ana

    ResponderEliminar
  3. Muito bom ! Tudo o que eu sempre pensei e nunca escrevi! Espectacular! Muito bom !

    ResponderEliminar
  4. Pode ser culpa dos pais sim, mas chega uma altura em que eles têm que confiar nos filhos. Claro está que os filhos pregam-lhe uma finta.
    Só quero acrescentar que não é necessário acabar com a praxe, mas sim com estas ideologias do "ou fazes ou ficas de parte". Na minha escola acontece muito isso.

    ResponderEliminar
  5. Clap! Clap! Clap! Quem fala assim não é gago!!
    Concordo 100%.
    E com toda isto dou por mim a questionar se serie capaz de mostrar à minha filha que não precisa seguir a carneirada para ser aceite, que o maravilhoso da vida é sermos todos diferentes, por dentro e por fora.
    Não quero ser como a mãe deste dux, que lhe passa a mão pela cabeça e não o faz assumir os actos...

    ResponderEliminar

Desabafe o que lhe vai na Alma!