Feira Medieval Ibérica de Avis

9 de maio de 2015


Mães se gostam de Feiras Medievais tanto quanto eu, fica aqui a sugestão deste fim-de-semana, todos os caminhos vão dar a AVIS!


Reis, princesas, nobres e mendigos, bobos da corte, pajens, frades, damas e cavaleiros, bruxas, cartomantes, taberneiros, escravos, fidalgos, jograis e saltimbancos, faquires e serpentes, espadas, escudos e cotas de malha ... Estamos de volta aos séculos XIII e XIV: A Feira Medieval Ibérica de Avis vai começar!

No sentido de recriar o ambiente e o enquadramento natural da época medieval, período histórico tão marcante na história da humanidade, o Município de Avis, vai voltar a empreender uma viagem de regresso ao passado, durante os dias 8, 9 e 10 de maio de 2015, através da realização da Feira Medieval Ibérica, a primeira que se assume como tal em razão da escolha da temática de Calatrava para as realizações históricas e também pela proximidade inerente à origem da Ordem de Avis e à consequente identidade histórica de ambos os países.

O centro histórico da Vila de Avis é o magnífico cenário que irá ditar o sucesso deste imaginário de séculos passados, levado a cabo com a participação da Viv"Arte – Companhia de Teatro, e a colaboração da Turismo do Alentejo – ERT, Associações, Coletividades e Produtores do Concelho.

Do Cortejo em honra da Carta de Doação de D. Fernando III, rei de Castela a D. Martinho Fernandes, mestre da Ordem de Avis, para o qual seguem "em préstito festivo" atores e espetadores, à visita do Meirinho e do Homem da Vara às Tendas de Mercadores, à música e danças medievais ao som da gaita-de-foles e dos pandeiros, à arruada pelas ruas e praças do burgo, à anunciação da Carta de Doação de D. Afonso X, rei de Leão e Castela, pelo Arauto, ao Torneio de armas a cavalo, às melodias e trovas dos Menestréis e Trovadores, às Bailias das ricas donas do termo de Avis em honra da Carta do bispo de Sevilha, aos comeres fartos e aos beberes abundantes nas tabernas e locandas, passando pelo voo altaneiro, espetáculo de cetraria, haverá de tudo um pouco nesta revisitação histórica.

O tempo, esse, será de festa. Quem não gostará de gastar um punhado de reais para provar um bom caldo à moda da Ordem, um cerdo do Convento, ou um fatacaz de porco na côdea, acompanhado de um bom néctar Real, uma água de borras ou uma água de fogo, ao som das bailias e folias, num são convívio com o som dos bombos? Quem não gostará de se abeirar dos artesãos ou dos mercadores para espreitar as bancas dos que vendem panos e roupas, mantas e buréis, dispostas do lado da Torre da Rainha, local nobre entre Muralhas, e em todo o restante local transformado em cidadela da Idade Média, engalanada a preceito com escudos heráldicos, toldos e bandeiras? Quem não irá gostar de ver chegar o Cortejo de apresentação do novo Alcaide Mor do Concelho de Avis, acompanhado de uma comitiva trajada a rigor, ao Largo do Convento? Quem não gostará de ver os malabares de fogo, os treinos de combate pela milícia de homens, ou a encomenda das almas, num Cortejo cantado à luz das tochas, sob o olhar atento do público que tudo quer ver com olhos de ver? E quem não gostará de se ver envolvido no espírito medievo de uma feira que remonta a um tempo imemorial?

Este evento de natureza cultural e histórica, cujo principal objetivo é a promoção e valorização do Concelho de Avis, contará ainda com um Workshop temático - Scriptorium do Convento e mesteres de ofícios cristãos, destinado a todos quantos queiram exercitar a escrita, segundo as técnicas dos monges copistas, a tecelagem e a pintura da época.

O programa encontra-se aqui nesta página do evento!

Quem quiser ficar por lá, fique a saber que de 14 de Novembro de 2014 a 17 de Maio de 2015 aproveite esta oportunidade para desfrutar do Concelho de Avis e tudo o que este tem para lhe oferecer. Marque na sua agenda: "Destino: Avis!".

Let´s Go!?


                                   

                                       Coloca o teu email, para receberes os posts da Mãe!

                                                                        
                                                              Delivered by FeedBurner

Comments

Desabafe o que lhe vai na Alma!