Como saber se seu filho é um respirador oral? | Fraldiário

12 de setembro de 2016




Olá Profissão Mães...e pais :)
Como saber se seu filho é um respirador oral?


Descobri-a no facebook, a Rita Sousa Tavares é Mãe e Médica Dentista. Especializada em Odontopediatria e Ortopedia Funcional dos Maxilares, além de ter também pós-graduações em Ortodontia. Mas não se preocupem, em breve vamos saber mais sobre a Rita e a sua história! E claro a minha história!

"Se o seu filho anda permanentemente com a boca aberta, é difícil manter os seus lábios juntos, babando e molhando o travesseiro para dormir, tem lábios secos, range os dentes e acordar durante a noite. CUIDADO! O seu filho não está a respirar bem e devemos estar atentos a estes sinais, também deve observar se tem olheiras, uma vez que não respira bem não tem um bom sono e repouso suficiente, provavelmente anda cansado durante o dia, não tem a devida atenção na escola, traz notas baixas e no comportamento tem hiperatividade. Se o seu filho tem um ou mais destes sinais, Você tem que levá-lo a um especialista!As Crianças que respiram predominantemente através do nariz (que é correcto) favorecem o bom posicionamento de todas as estruturas orais e intrabucais, quando a respiração pelo nariz é alterada por alguma "obstrução", quer por alergias (rinite alérgica 81,4% ), adenóides hipertrofiadas, grandes amígdalas, cornetos inchados, etc. O nosso corpo tende a adaptar-se e a criança respira pela boca como um mecanismo de defesa. Esta respiração oral por períodos prolongados pode condicionar uma série de alterações no crescimento dos ossos da face e mandíbula, distúrbios musculares, porque quando a criança está com a boca aberta não permite o contato adequado da língua com o palato gerar descompensação da força muscular, o que afetará as funções de mastigação, deglutição e fonação. Nós também podemos observar nos nossos filhos alterações posturais, se olharmos com atenção a posição da sua cabeça, ombros e braços, podemos notar que, em muitos casos, são uma posição anteriorizada, que é projetado para a frente e para não mencionar problemas dentários, normalmente estas crianças com respiração oral desenvolvem mordida tipo "mordida aberta" significa uma perda de contato dos dentes anteriores, que é um mecanismo de adaptação do corpo para facilitar a respiração que não está sendo eficiente e não menos importante é sabendo que seu filho pode ter consequências potenciais do ponto de dificuldades emocionais, estéticos e até mesmo na fala e desenvolvimento da linguagem. Agora sabemos que a respiração pela boca aumenta a probabilidade de cáries. Já sabem mamãs! Vamos estar atentos à forma como os nossos filhos respiram e lembrar as consequências graves da respiração oral.
Se você gostou destas informações, por favor compartilhe-as com a sua família e amigos em redes sociais para que mais pessoas, mesmo as pessoas mais próximas de si, possam beneficiar e agir a tempo!
É meu dever dizer-lhe e você também pode agir agora e não esperar até que o seu filho seja mais velho, pode tratar desde muito jovem.
Se você tiver dúvidas ou quiser saber mais sobre o assunto me deixe aqui as suas perguntas ou preocupações na caixa de comentários que com gosto eu vou estar respondendo e lembre-se para subscrever a nossa lista de discussão recebe informações muito mais útil que irá ajudá-lo a melhorar sua saúde e a de sua família."

Para comprarem o livro aqui 
A sua página de facebook aqui.


                                     


     Profissão Mães os vossos filhos já tiveram este problema? 
Enviem-me as vossas histórias para blog.srp@gmail.com

Partilhem comigo na caixa de mensagens abaixo!

                                     

SEGUE A MÃE NAS REDES SOCIAIS


       Profissão Mãe coloca aqui o teu email , para receberes verdadeiras pérolas do mundo Materno-infantil...muitas dicas entre outros assuntos que te vão interessar :)


 Delivered by FeedBurner

Comments

Desabafe o que lhe vai na Alma!