O que o Stress fez no meu corpo! | Profissão Mãe

11 de março de 2018





Foi um cocktail explosivo de preocupações, a responsabilidade para com os meus sogros, o meu relacionamento, uma depressão pós-parto mal curada, um novo bebé, fiquei "longe" da minha família e de todos os meus amigos,
demasiados projectos e pouco dinheiro, a falta de autonomia com que fiquei quando mudei da cidade para o campo, tenho algo em comum com a Blogger Ties não tenho carta de condução.

Mas arranjei uma solução, que demorou 9 anos, moro neste momento ao lado de uma estação de comboio, tem apenas 3 comboios, mas já ajuda bastante!


As consequências do Stress
A longo prazo podem causar doenças psiquiátricas (síndrome de pânico, transtorno de ansiedade, problemas de tiróide, desregulação do ciclo menstrual entre outras!
Estou nesta luta com alguns destes sintomas faz agora 9 anos!




Os Sintomas de Stress no corpo variam de acordo com o organismo e a personalidade de cada pessoa:

Tensão excessiva e constante
Dor muscular
Agitação
Impaciência
Tremor
Fraqueza
Fadiga que surge mesmo após atividades simples
Enjoo
Irritação
Palpitação
Suor frio
Diarreia
Dificuldade em dormir
Falta de ar
Tontura e vertigem
Memória fraca
Boca seca
Calafrios
Formigamento
Queda de cabelo (Alopecia areata)
O stress pode causar ou agravar doenças de pele, este fenômeno chama-se  psicodermatose, como dermatite de contato alérgica, caspa, psoríase, vitiligo e suor excessivo.
As psicodermatoses referem-se a qualquer doença de pele em que os factores psicológicos desempenham um papel significativo.



"Segundo a dermatologista Andrea Taira, da Clínica Liliane Oppermann, além dos pacientes com quadros ansiosos ou depressivos prévios, as mulheres são mais suscetíveis às psicodermatoses. "Estudos apontam que, em média, 40% dos pacientes que procuram o dermatologista têm algum problema emocional. A ansiedade e o estresse vêm aumentando consideravelmente na população", alerta."


Muitas das psicodermatoses  são agravadas pelo estado emocional

No meu caso incluem dermatite atópica (inflamação crônica da pele que provoca coceira e escamação), acne (problema reportado por muitos adultos em situações de estresse ou tristeza),  urticária crónica de contacto ou de grafismo e claro as mais aborrecidas e dolorosas os Angioedemas.


Num próximo post falarei dos especialistas que consultei e o ponto de situação. Posteriormente os cremes que uso e medicamentos que são única e exclusivamente da experiência que tenho tido.

Caso se identifiquem com este post escrevam-me um email ou comentem na caixa de comentários.




SEGUE A MÃE NAS REDES SOCIAIS

       Profissão Mãe coloca o teu email na caixa abaixo

Delivered by FeedBurner
para receberes verdadeiras pérolas do mundo materno-infantil...não percas os meus desabafos, as minhas dicas, passatempos ou mariquices que vão surgindo por aqui!

Convido-te a aderires aos meus dois grupos no facebook! 
Profissão Mãe, o grupo onde podes participar de passatempos e dicas exclusivas só do Grupo!
Yes Mothers Can um grupo de Mães Empreendedoras que se ajudam, partilham e fazem  Networking.


Comments

  1. E há ainda quem não acredite que as doenças físicas começam sempre no interior da nossa alma, espírito ou mente. Sara, que possas ultrapassar da melhor maneira as tuas dificuldades diárias, sobretudo as que inicialmente não se vêem e depois espelham-se no corpo. Um abraço digital.

    ResponderEliminar

Desabafe o que lhe vai na Alma!