As crianças e a Morte, o projecto A Morte é um Escorrega!

Não conhecia este projecto do Público, A Morte é um Escorrega. Mostra a visão de miúscos entre os 6 e os 11 anos, sobre o que é isso da morte, quando os pais pensam que omitindo conseguem salvar a criança desse processo natural da vida que é nascer, crescer, viver e morrer, a importância dos rituais em que nos despedimos do peixinho morto, do cão ou do gato.
Fazendo-o através da peça de teatro  A caminhada dos Elefantes.
Podem ler aqui os testemunhos deles.


"E se a morte fosse algo que acontece porque não há espaço para todos no planeta? E se a alma fosse “da cor do arco-íris”, porque isso é alegre? E se para o céu só vai a alma, como se faz para jogar futebol no céu? E se vida e morte fossem como um escorrega? Inês Barahona e Miguel Fragata falaram com mais de 200 alunos do 1.º ciclo do ensino básico. E ouviram hipóteses como estas. Inspiraram-se no que eles disseram para contar uma história sobre um assunto de que nenhum adulto gosta de falar. Muito menos com os filhos. O espectáculo A Caminhada dos Elefantes é, dizem, para as crianças verem com os crescidos."

E agora o melhor, quantas vezes omites a palavra morte ou morreu em casa?
Quantas vezes explicas que os mais velhos fazem viagens?
E como explicas que os mais novos também a possam fazer?

Confesso que não é um assunto tabu...é qualquer coisa assim mais esquiva...não demoro tempo com isso...porque penso para mim que quero poupá-los àquela grande dor...e faço mal...tudo tem um processo.
E a vida é isso mesmo um ciclo que por vezes é interrompido mais cedo do que queremos e aí a explicação torna-se quase sempre impossível(não a parte de como morreu, mas pq morreu?) ...um quase estúpido...morreu porque sim, porque estava doente, porque estava fraquinho! E tu ouves mas era tão novinho e aí faltam-te as forças e vacilas...

Morreu porque sim!


Share this:

Comente

0 Profissão Mães Comentaram!!!:

Enviar um comentário

Desabafe o que lhe vai na Alma!