Samhain ou o ano novo Celta!

31 de outubro de 2013

Celebra-se no dia 31 de Outubro, ele representa o fim e o começo do Ano. Samhain é conhecido como Halloween, Hallowmas, Dia de Todos os Santos e é a Noite Sagrada, marca o início da parte escura do ano, com a proximidade do inverno, simbolizando o fim da colheita. Esse ritual é dedicado aos ancestrais, à Morrighan, Dagda e Manannán Mac Lir.


Samhain significa também "sem luz" ou "fim do verão", a noite em que o mundo mergulha na total escuridão da alma, preparando-nos para a chegada das noites frias. 

Samhain marca também o início de um novo período e um novo recomeço em nossas vidas. Os antigos celtas homenageavam  a memória dos antigos preparando alimentos de sua preferência e contando suas histórias aos seus descendentes. 
Ao anoitecer, acenda velas nas janelas da frente da sua casa, em sinal de respeito aos seus antepassados.

Os celtas praticavam rituais de purificação, queimando simbolicamente, nas fogueiras ou no caldeirão, todas as suas frustrações e as ansiedades do ano anterior. Este festival é sinónimo de  introspecção e renovação - representada pela união sagrada de Morrighan e Dagda.


Siga a Profissão Mãe 
                                                                         

Comments

Desabafe o que lhe vai na Alma!